Vem de Help: Timidez e a comunicação: é possível?

em 31/05/2019


Com toda certeza, a timidez é um grande empecilho pra alguns que estão interessados na área de comunicação, mas por que não enfrentar seus medos e permitir o surgimento de novos desafios?

Querendo ou não, a comunicação veio à tona no mercado de trabalho, mostrando assim sua importância para todos que duvidavam, mas não se preocupe: É POSSÍVEL trabalhar com comunicação mesmo sendo tímido. A má notícia é que, assim como diversas áreas, a comunicação também exige um ciclo social, a diferença é que se trata de um ciclo social ativo. A boa notícia é que, a timidez é algo normal que precisa apenas ser trabalhada, pois mesmo sendo uma pessoa introvertida, existem muitos truques e técnicas que podem facilitar sua vida!

Para inaugurar a seção de Listas Vem de Help, vem com a gente ler o que a May Basílio pesquisou pra nós!

3,2,1.. Go!


1. Procure por relatos de pessoas tímidas. 



Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, livros, jornais, revistas, todas as formas de mídias possíveis estão ao nosso favor quando o assunto é a comunicação. Procure por relatos de pessoas que já passaram pelo que você está passando, procure por sua situação mundo a fora, os relatos são essenciais e servem como grande inspiração para o primeiro passo. É importante que perceba que você NÃO está sozinho, e que assim como diversas pessoas, você pode ser mais um a superar o desconforto que a timidez causa. 

2. Assista vídeos sobre o assunto. 



Os vídeos fazem grande diferença para o entendimento em geral, e acredite se quiser: acreditar em si mesmo é um quesito importante para vencer a timidez. 

  • JoutJout Prazer é um canal do Youtube que pode ser considerado como “auto-ajuda”. Lembre-se sempre de usar pessoas como inspiração, analisando cada uma delas para que consiga perceber o quão importante é estruturar sua saúde mental, sendo assim, “JoutJout Prazer” garante diversos temas que podem trazer ótimos resultados. 

  • Minutos Psíquicos também é um canal do Youtube que explica diversos hábitos do nosso cérebro, seja ele voluntário ou involuntário, inclusive sobre a timidez.


3.Leia livros sobre o assunto. 



A leitura sempre foi de grande importância para qualquer tema, sendo assim, o livro “Atitude Mental Positiva”, de Napoleon Hill, promete mostrar que qualquer um pode realizar seus sonhos através de atitudes positivas pessoais. 

Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie, se trata de um guia para se relacionar com pessoas, e foi também considerado uma leitura obrigatória por diversos amantes da leitura.


4.Procure ajuda profissional. 



Às vezes é normal que o objetivo não seja alcançado por si próprio, por esse motivo, procurar por ajuda de psicólogos, psiquiatras, terapias, podem dar um “Up” na situação, fazendo com que consiga tomar controle da mesma. Não se preocupe, é normal precisarmos de ajuda com assuntos tão delicados, aliás, somos seres humanos e dependemos totalmente da comunicação. 


5.Lembre-se: Ninguém liga. 



Sim, isso mesmo, ninguém liga! Mas, calma lá! Não vá entender errado.

Por mais que você ache que alguém liga, ninguém da a mínima se você se levantou do banco do ônibus para apertar o “botaõzinho”, ou fez alguma pergunta para o professor em voz alta, ou teve que dar sua opinião em uma reunião que era só responder “sim” ou “não”. Ninguém se importa com você, e isso é libertador. A partir do momento que percebemos o quanto somos importantes apenas para nós mesmos, tudo muda. Então não se preocupe, “Eu quero, eu posso, eu consigo” é a frase do dia. Não deixe com que a timidez tome conta de tudo, mostre a ela que quem está no controle é você, permita-se, e nunca esqueça: enfrente seus medos, seja ele qual for.

Lista por Mayara Basílio Hermes
Para o blog UmPerrengueaMenos


Um comentário , comente também!